Portifólio - Mazé
Eu, Maria José Barroso Antunes, cursista do Proinfo Integrado- Turma de quinta feira matutino e tutora Adriana Alves de Moura.Tenho a alegria e a satisfação de relatar as minhas experiências vividas neste período.Quando me inscrevi , já tinha informações de que seria um curso muito bom , felizmente fui selecionada.
O material é bastante rico, no módulo Introdução à Educação Digital obtivemos conhecimentos elementares como; Apresentação da máquina e suas ferramentas básicas, criação do gmail, Exploração de imagens e videos, criação do blog( http://mazegirassol.blogspot.com) trabalhamos com uma coleção de jogos chamado Gcompris, Br office , principalmente o Br office Writer que no decorrer do curso tem sido bastante utilizado,Trabalhando slides no slide Share e elaboração de planilhas utilizando o Br calc, muitas outras atividades foram desenvolvidas nessa etapa.
Depois vivenciamos o segundo módulo: Elaboração de Projetos. Nas duas primeiras aulas dessa etapa fizemos um breve estudo sobre Grandes Pensadores como Maria Montessori, Paulo Freire, Lev Vygotsky e outros também muito importantes dentro das tendências Pedagógicas estudadas no Brasil e no mundo. Trabalhamos e discutimos nos fóruns sobre temas como : Interdisciplinaridade, Pedagogia de Projetos e as novas formas de pensar o currículo na escola, tema muito debatido e também bastante polêmicos nas discussões pedagógicas.Por isso foram debates muito proveitosos e enriquecedores que o curso nos proporcionou.Elaboramos também nesse módulo, Mapas Conceituais, para mim foi assunto novo. Depois construimos em sala numa atividade compartilhada usando a ferramenta Google Docs, abordando o tema PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, um Mapa Conceitual.
No terceiro módulo Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, tivemos a criação de uma web quest http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=4450&id_pagina=1, uma ferramenta muito interessante que podemos incorporar à nossa prática Pedagógica.Trabalhamos com Hipertextos, através de textos, vídeos e outros recursos que nos ajudou a ampliar os conhecimentos a respeito das novas formas de trabalharmos o texto em sala de aula.
Para conhecemos melhor a metodologia de Hipertextos fomos convidados e convidadas a navegar a deriva e depois relatarmos nossa experiência,
Ainda nessa Unidade, conhecemos melhor a WIKIPÉDIA(http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal) e o WIKICIONÁRIO,uma ferramenta de colaboração coletiva,que pode ser muito útil na sala de aula.
Iniciamos a terceira unidade desse módulo construindo uma história em quadrinhos com software chamado Hagaquê, que pode ser usado como sugestão de trabalho em qualquer disciplina.
Esse é apenas um breve resumo das atividades realizadas nesse curso, que tem sido muitíssimo proveitoso para todos.Acredito que depois desse curso procurarei incorporar as novas tecnologias dentro do meu planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário